sábado, 1 de outubro de 2011

Três Metros Acima do Céu de Federico Moccia

Três Metros Acima do Céu é um romance apaixonante e retrata uma história de amor entre dois adolescentes oriundos de contextos sociais distintos, que se conhecem na esplendorosa cidade de Roma. A intensidade da relação manifesta-se logo no primeiro encontro quando Babi, uma atraente e simpática jovem de quinze anos, conhece Step, um rapaz um pouco mais velho, com um comportamento muitas vezes agressivo e reprovável, que exerce sobre ela um invulgar fascínio. Em breve estes dois mundos (aparentemente) incompatíveis tornam-se um só, e as juras de amor eterno passam a ser a grande força motriz. Porém, Babi nunca aceitou inteiramente as atitudes violentas do namorado, nem o mundo subversivo e decadente a que Step pertence, e a relação envereda por um caminho sinuoso e inesperado… Um livro comovente e inspirador, que venceu o Premio Letterario Nazionale Insula Romana, na categoria de literatura para jovens adultos, e o Premio Torre di Castruccio, na categoria de ficção (2004).

     Este é um romance que, como muitos outros, conta a história, aparentemente cliché, da rapariga bem comportada e boa aluna que se apaixona pelo rapaz rebelde e perigoso (e vice-versa), não fosse, na minha modesta opinião, um livro que vai mais fundo. São abordados neste livro temas como o amor adolescente, a traição familiar, a perda de alguém que nos é muito próximo, a amizade verdadeira e a reconstrução gradual de laços que se pensavam quebrados.
     Por um lado, quando nesta história se fala de amor, vemos dois mundos distintos que se começam a entrelaçar e a conviver. São-nos apresentadas duas personagens que não podiam ser mais diferentes e que, no entanto, cultivam uma relação profunda que tenta ultrapassar as divergências que resultam dos mundos sociais a que pertencem. Por outro lado vemos os esforços que cada uma das personagens pertencentes a esses mundos faz para se integrar no mundo oposto. Vemos em Babi, a protagonista, uma rapariga dedicada à escola, de uma classe social mais abastada, que se esforça por se integrar e interagir com os amigos de Step. Vemos, simultaneamente, as mudanças que Step se esforça por fazer no seu comportamento violento e agressivo, e tudo porque Babi desaprova muitas das suas atitudes.
     Apesar do romance se focar principalmente na história de Babi e Step, história esta sobre a qual nada mais vou desenvolver (aconselho vivament a sua leitura), temos, ainda envolvendo as personagens principais, o deteriorar das relações familiares de Babi, a percepção dos motivos de alguns dos comportamentos erráticos de Step e a sua reaproximação com o irmão. Observamos de perto o desenvolvimento do relacionamento de uma amiga de Babi com um amigo de Step. Vemos a maneira como Step lida com a perda do seu amigo mais próximo.
São todas estas situações que fazem deste livro algo de envolvente e que acabam por fazer com que a história perca o factor, por assim dizer, cliché.
     Esta obra leva-nos a um mundo bem real, não existe aqui aquela magia dos contos-de-fadas, dos finais felizes para sempre, aqui é-nos apresentado o mundo real com muita da sua injustiça e desilusão, mas o qual aconselho a leitura. Este livro é para quem quer uma história de amor envolvente que tanto nos deixa com um sorriso a bailar nos lábios como uma lágrima no canto do olho.
    
Bjs
Maff G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário